Novos acessórios com tecnologia OTG conectam periféricos USB a dispositivos móveis Android

A Comtac (www.comtac.com.br) – fabricante nacional de acessórios tecnológicos, sediada no Vale da Eletrônica (MG) – acaba de lançar uma linha OTG de adaptadores e leitores para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

A nova linha Comtac OTG (www.comtac.com.br/otg) leva aos dispositivos móveis a possibilidade de utilizar acessórios USB – que antes só podiam ser conectados a computadores de mesa -, como teclados, mouse e pen drives. Com esses pequenos adaptadores, a porta micro USB dos aparelhos móveis deixa de ser usada apenas para recarregar a bateria ou trocar dados com o PC e abre caminho para uma série de aplicações inéditas.

OTG é a sigla para USB “On The Go”, algo como “USB para viagem”. Trata-se de uma evolução da tecnologia USB que permite que um dispositivo Android atue como controlador de uma conexão USB. A diferença é que, assim, um celular pode acessar dados e funcionalidades de um dispositivo USB da mesma forma que um computador de mesa.

Assim, a tecnologia OTG abre um leque de possibilidades de uso de periféricos USB para dispositivos móveis. Por exemplo, é possível conectar um teclado USB a um tablet, para facilitar a entrada de dados, ou conectar uma câmera a um celular para troca de dados sem ter de remover o cartão de memória da câmera. Um outro uso para fotógrafos é conectar a câmera a um tablet para exibir nele as fotos que estão no cartão da câmera.

Além de viabilizarem o uso de dispositivos e acessórios USB em smartphones e tablets, novos dispositivos permitem gerenciar, ler e editar arquivos de pen drives e cartões de memória, mesmo sem um computador.

As funcionalidades da OTG só estão disponíveis para dispositivos equipados com o sistema operacional Android 4.0 ou superior. Também é necessário que os gadgets possuam compatibilidade com a tecnologia OTG (On the Go), que já é comum em grande parte dos smartphones.

Memória e energia extras

Diversos smartphones topo de linha não dispõem de um slot para expansão de memória, a exemplo dos recém-lançados Samsung Galaxy S6 e S6 Edge, Xiaomi Mi 4i, Nexus (somente o primeiro modelo da linha, o Nexus One, aceitava cartão SSD), HTC One, modelos antigos do Moto G e outros. Os produtos da Linha OTG da Comtac contornam essa limitação e permitem o uso de cartões SD, Micro SD e pen drives em dispositivos que só têm entrada micro USB.

Com essa possibilidade de memória externa, o usuário pode optar por comprar um modelo de smatphone mais barato, por exemplo, e dispor, ainda assim, de espaço alternativo para armazenar dados, aplicativos, vídeos e músicas em cartões de memória.

Comentários - Facebook