Lente ajuda a proteger olhos de quem vive conectado

Ficar sem acessar as mensagens do celular, e-mails, redes sociais ou até assistir televisão, mesmo que por poucas horas, é para muitos uma missão quase impossível. Sem contar os diversos jogos entre uma tarefa e outra. Em verdade, com o advento das novas tecnologias, cada vez mais exigimos dos nossos olhos, ficando por muito mais tempo diante das mais variadas telas, com luminosidades distintas. A boa notícia é que também vem da tecnologia uma inovação que protege o olho desse excesso, com lentes para óculos que permitem que estes usuários “relaxem a vista” do estresse digital. Desenvolvida pela multinacional francesa Essilor – fabricante das lentes multifocais Varilux – a novidade possui uma tecnologia que filtra os raios UV e a Luz Azul-Violeta, nociva à saúde visual e que está presente na luz artificial ao nosso redor, como computadores (35%), TV`s, lâmpadas fluorescentes (26%), lâmpadas de LED brancas e frias dos tablets e smartphones.

De acordo com o Diretor de Marketing da empresa, Mauricio Confar, é justamente a luz azul que contribui para o desenvolvimento de doenças oculares, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). “Com a nova tecnologia, somente a luz essencial, a chamada Luz Azul-Turquesa (96%), que ajuda a prevenir o envelhecimento dos olhos, passa através da superfície da lente”, afirma, acrescentando ainda que essa luz preserva as funções visuais (percepção de cores) e não visuais (relógio biológico).

Segundo o diretor, em pesquisa realizada pela empresa em parceria com o Instituto da Visão de Paris, foi comprovado que a tecnologia reduz a morte das células da retina em 25% e diminui a absorção da Luz Azul-Violeta em 20%. “A nova lente é para todos que não podem ou não querem ficar longe dos seus gadgets favoritos e, em alguns casos, necessários no dia a dia. Desenvolvemos uma solução que possibilita a redução do cansaço ocular justamente por possuir na sua parte inferior, uma área destinada especificamente para o foco das imagens próximas. Assim, as pessoas podem ficar por mais tempo conectadas, já que a novidade proporcionará maior conforto visual e ajudará na prevenção doenças oculares”, explica o diretor, acrescentando que para quem não precisa de grau para longe ou perto, o produto será comercializado online através do site www.eyezen.com.br, a partir do dia 15 de abril próximo.

Confar chama a atenção para o fato de, num mundo altamente tecnológico, a preocupação com a saúde visual é algo que preocupa o setor industrial como um todo. A Apple, por exemplo, lançou recentemente a atualização do seu sistema operacional, o iOS 9.3, que possui um modo noturno. Com o recurso ativado, a tela do smartphone ou tablet ganha cores quentes. De acordo com especialistas, isso possibilita que o gadget agrida menos os olhos durante a noite. “Foi nessa direção que desenvolvemos essa tecnologia. Estamos boa parte do tempo conectados, seja com os olhos no PC, smartphone ou tablet. Nosso objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas, através da melhor visão possível”, diz Confar, lembrando que a novidade será lançada durante a Expo Abióptica entre os dias 13 e 16 de abril, em São Paulo, e reforçando que a nova lente de óculos pode ser usada por qualquer pessoa, até mesmo por quem não precisa de correção visual.

Comentários - Facebook